quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bufão é tema para o workshop intensivo nesta segunda e terça na Funarte

Foto: Tito Oliveira

A Funarte SP abre o Workshop: “A Construção do Bufão e sua retina nacional” com Dani Biu nesta segunda e terça feira das 15h às 18h. O tema propõe a criação do personagem bufônico através de uma retina nacional, incitando e descobrindo as especificidades de criação de cada ator. A proposta deste workshop é apontar os variados caminhos para se construir um personagem "bufão", que parta do âmbito estético e entre na conceitualização poética e sarcástica, entre o drama e a comédia trabalhados de forma prática. O workshop que será composto por duas oficinas intensivas, e acontecerão no dia 06 e 07 de julho, no Complexo Cultural Funarte, na Alameda Nothmann,1058, Campos Elíseos e as inscrições são gratuitas.


Aluna do mestre italiano e professor da École Jacques Lecoq em Paris, Giovanni Fusetti, Daniela Biancardi (Dani Biu) , estuda há dez anos a linguagem cênica bufônica e após quatro anos de trabalho e estudos com teatro circense no exterior, está de volta ao Brasil. Há dois anos desenvolve atividades de estudo de linguagem com crianças e adultos. Entre os diversos projetos estão os trabalhos que desenvolve nas favelas de São Paulo, projeto este, que lhe rendeu o convite da ONG “Palhaços Sem Fronteira” na missão de atuação e pesquisa no continente africano, no ano passado.

O Bufão, segundo Lecoq, é por excelência, um ser não-humano, potente e capaz de ampliar a dimensão crítica da humanidade, a partir de suas atrocidades, crueldade e diferenças. Ele não tem função de sociabilizar, mas ele pode criticar destacar e questionar as relações humanas. São personagens trágicos e escatológicos

Sobre o Mestre: Giovanni Fusetti é professor na École Jacques Lecoq, em Paris na França, Co-fundador e diretor pedagógico da Escola Internacional de Teatro KIKLOS de Criação, em Pádua na Itália. Atualmente desenvolve uma nova forma da escola: HELIKOS. Há 20 anos trabalha na investigação pedagógica e é responsável por incluir a formação em Teatro na Educação. Sua pedagogia integra teatro físico com difer entes práticas de física e emocional sensibilização.

Público Alvo: Artistas plásticos, atores, bailarinos, palhaços, dramaturgos, produtores culturais e demais interessados.
Emissão de certificado.

Datas: 06 e 07 de julho
Horário: 15 às 18h
Local: Funarte SP
Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos.

Inscrições: Funarte SP
inscricoes.javali@gmail.com ou pelo telefone: 36625170 (Sharine Melo)
http://www.projetoojavali.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário